quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Chuva com imagens

Formatos diversos. Formatos com potências narrativas. Pés que mexiam os dedos para contar histórias. Atletas que reproduzem os movimentos em ilustrações divertidas. Imagens saltitantes. Mas e o texto? E a qualidade do texto? É possível explorar um novo formato para compor um texto de qualidade? Por um momento o formato pareceu uma ameaça a qualidade literária. O aprofudamento da discussão, no entanto, nos fez lembrar autores que trabalham o texto, imagem e formato na busca de uma conjunto de qualidade. Entre os brasileiros o nome de Roger Mello apareceu mutas vezes. Foi bom rever Vizinho e Vizinha e Zoo.
O grupo sugeriu a escolha de um ilustrador para ser discutido no próximo encontro. Juta Bauer ganhou o sorteiro. Portanto, no dia 13 de setembro, teremos livros dessa artista para ilustrar nossas conversas.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

LEMBRETE

Hoje, 19h, acontece mais um encontro do grupo.
TEMA: o formato do livro como formador de sentido.
Apareçam.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vale conferir

O link abaixo encaminha para um blog que apresenta uma resenha sobre a exposição de ilustradores que acontece em São Paulo por esses dias. Vale a pena entrar, ler, estudar e saber o que acontece por aí.

http://resumodocenario.blogspot.com/2011/07/essas-imagens-dentro-da-gente.html

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Muito Além do Texto e da Imagem

Foi incrível a diversidade de livros que apareceram ontem no encontro do grupo Conversas Ilustradas. Pudemos comparar cena a cena e perceber as intenções dos ilustradores ao retratarem os capítulos tão diferentemente. Analisamos a potência narrativa das técnicas utilizadas e as propostas para o público infantil e juvenil.
Não há conclusão. O importante é o que cada um percebe no momento da conversa. E a conversa foi ótima. Descontraída e cheia de significado.
O próximo encontro será no dia 09 de agosto. E o tema: O terceiro elemento narrativo.
Cada um deve procurar um livro que apresente algum elemento(textura, formato, dobra, recorte) que contribua na construção de sentido.
Até lá.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Amanhã

Com frio ou calor o grupo Conversas Ilustradas se encontrará amanhã para discutir Alice e suas caras.
Até.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CONVITE

DIA 12 DE JULHO NA ESTAÇÃO DOS LIVROS ACONTECERÁ O PRÓXIMO ENCONTRO DO GRUPO CONVERSAS ILUSTRADAS. TRAGA A SUA VERSÃO PREFERIDA DO LIVRO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
ATÉ LÁ!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pequeno Príncipe

Ontem discutimos as aquarelas do Pequeno Príncipe. Conversa enriquecedora e divertida. Opiniões, ideias, debates, bem como um grupo deve ser: aberto e participativo. Conseguimos dissecar uma nova história a partir da leitura de imagens. Desde referências a símbolos místicos(a echarpe e suas conotações exotéricas), até referências a histórias clássicas(a redoma da flor é a mesma da Branca de neve?).
Assinatura e legenda nas imagens, a imagem como legenda do texto. A infância relacionada a imagem. A idade adulta relacionada a palavra. A permanência das imagens e frases ao longo da história.
A história do autor refletida na história que o livro conta.
Exploração do material de verdade. Um brinde de pincel e tinta da Laura.
Inúmeros livros com aquarelistas geniais. Um brinde da Ana.
Civilidade nas falas e opiniões brilhantes. Um brinde do grupo.
Bela discussão. Bela tarde.
Próximo encontro:dia 12 de julho.
As versões da Alice a partir da ilustração.
Cada um trás a sua e vamos ver no que dá. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Band News FM

A Band News FM, na coluna de literatura do excelente escritor  Luis Paulo Faccioli, registrou o nosso encontro e a diversidade de opiniões sobre o tema. O que considerei maravilhoso. A diferença de opinião é o único motivador para organização de grupos de discussões.
Obrigada LP pela consideração e apontamento.
Acho que esse é um tema instigante mesmo.
Até dia 14 de junho, as 19h, na Estaçãod os Livros.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Primeiro encontro

Enfim aconteceu o primeiro encontro do grupo de ilustração na Estação dos Livros. Fomos recebidos com chocolatinhos e a gentileza do Sérgio e do Lucas para embalar a discussão, por vezes, empolgada que o tema gerou. Já sabíamos que o assunto levantaria polêmica. E levantou. Afinal, é possível fazer literatura sem palavras? O que entendemos por literatura? Qual o conceito que adotamos? Cada um trouxe para a conversa a sua ideia, sua opinião e a roda esquentou. Nada mal para uma noite fria como a de ontem.
Estiveram presentes: Pedro Roberto Cirne, Alice Kruel, Luis Lucini, Zilá Mesquita, Cleonice Bourscheid, Sérgio Napp,Martina Schreiner, Liza Petz, Ana carolina Pinheiro, Helena Pedroso(Maninha),Léo Sanzir(é assim?)Joana Madeira, Cássia Juehem, Calhandra Pinter, Ana Terra, Laura Castilhos e Christina Dias.
 Não registramos respostas, mas sinalizamos outras dúvidas: letra de música é literatura? o corpo conta histórias? o conceito de arte literária se amplia como o conceito de artes visuais? Contemporaneidade e modernidade, o que é isso, onde estamos, qual a produção artística desse tempo?
A discussão foi ilutradas pelos livros: A FLOR DO LADO DE LÁ, de Roger Mello, NÃO VOU DORMIR, de Cristina e Orlando e TERRÁRIO, de Anacleto Amaral e Daniela Ciola.

O próximo encontro será no dia 14 de junho, às 19h, no mesmo local, ou seja, Estação dos Livros no Paseo Zona Sul e o livro de referência para iniciar a discussão será O PEQUENO PRÍNCIPE, versão original ilustrada pelo autor.
Até lá!

terça-feira, 31 de maio de 2011

É hoje!

Hoje, às 19 h , acontece o primeiro encontro do Grupo de Ilustracção na Estação dos Livros, no Paseo Zona Sul.
Para participar basta a dúvida:
Livro de imagem é literatura?
Quanto maiores as duúvidas melhor a discussão.
Esperamos por todos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lembrete!

Se aproxima o dia do primeiro Encontro do grupo de ilustração.
31 de maio no Paseo da Zona Sul. Veja convite abaixo.
Leve o livro de imagem da sua preferência para enriquecer a discussão.
Até.

terça-feira, 3 de maio de 2011

INICIANDO A CAMINHADA

Desde quando as imagens se relacionam com textos? O que veio primeiro texto ou imagem? O que é mais importante?

Discutir imagens. Enxergar as imagens dentro dos livros. Perceber o papel da ilustração e do texto na construção de um novo gênero na literatura. Essa questões serão apresentadas e terão um espaço de questionamento a partir do dia 31 de maio na Estação dos Livros.  
O primeiro encontro será motivado pela seguinte pergunta:
Livro de imagem é literatura?
Compareça, traga a sua opinião, compartilhe esse momento.

31 de maio
18h30min
Estação dos Livros
Wenceslau Escobar 1823
paseo zona sul