quarta-feira, 1 de junho de 2011

Primeiro encontro

Enfim aconteceu o primeiro encontro do grupo de ilustração na Estação dos Livros. Fomos recebidos com chocolatinhos e a gentileza do Sérgio e do Lucas para embalar a discussão, por vezes, empolgada que o tema gerou. Já sabíamos que o assunto levantaria polêmica. E levantou. Afinal, é possível fazer literatura sem palavras? O que entendemos por literatura? Qual o conceito que adotamos? Cada um trouxe para a conversa a sua ideia, sua opinião e a roda esquentou. Nada mal para uma noite fria como a de ontem.
Estiveram presentes: Pedro Roberto Cirne, Alice Kruel, Luis Lucini, Zilá Mesquita, Cleonice Bourscheid, Sérgio Napp,Martina Schreiner, Liza Petz, Ana carolina Pinheiro, Helena Pedroso(Maninha),Léo Sanzir(é assim?)Joana Madeira, Cássia Juehem, Calhandra Pinter, Ana Terra, Laura Castilhos e Christina Dias.
 Não registramos respostas, mas sinalizamos outras dúvidas: letra de música é literatura? o corpo conta histórias? o conceito de arte literária se amplia como o conceito de artes visuais? Contemporaneidade e modernidade, o que é isso, onde estamos, qual a produção artística desse tempo?
A discussão foi ilutradas pelos livros: A FLOR DO LADO DE LÁ, de Roger Mello, NÃO VOU DORMIR, de Cristina e Orlando e TERRÁRIO, de Anacleto Amaral e Daniela Ciola.

O próximo encontro será no dia 14 de junho, às 19h, no mesmo local, ou seja, Estação dos Livros no Paseo Zona Sul e o livro de referência para iniciar a discussão será O PEQUENO PRÍNCIPE, versão original ilustrada pelo autor.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário